Quem Somos



Somos professoras, professores, pesquisadoras, pesquisadores, profissionais, estudantes das diversas áreas do conhecimento e militantes de movimentos sociais do campo e da cidade, que atuam dentro e fora dos muros das universidades, e que, sentindo a necessidade de aproximação com a classe trabalhadora, através da pesquisa e da extensão, tomam a iniciativa de organizar, a partir de 2012, o IPDMS – Instituto de Pesquisa, Direitos e Movimentos Sociais - seção Tocantins, entidade de articulação nacional, fundado no II Seminário nacional que aconteceu entre os dias 26 e 28 de abril, na Cidade de Goiás, em Goiás, no mesmo ano.
 
No IPDMS articulamos nossas disputas buscando conformar a contra-hegemonia e incluímos em nossa crítica os cortes estruturais à sociedade brasileira: classe, raça e gênero.
 

O IPDMS / Seção Tocantins se constrói a partir de alguns objetivos que balizam nossas intervenções/ações, dentre alguns deles está o de reconhecer a necessidade urgente de aproximação, do espaço e do conhecimento construído pela Universidade, com a classe trabalhadora inserida dentro dos movimentos sociais organizados de luta, e, consequentemente, fortalecer a unidade e a capacidade de organização social que estes movimentos possuem, isso, através da pesquisa e da extensão, elementos fundantes, junto com o ensino, de uma instituição de ensino superior sustentada e comprometida com o povo brasileiro.
 

As ações da Seção também têm como objetivo fomentar e agregar discussões no Estado, a fim de estimular a pesquisa científica sob uma perspectiva política, popular e contra-hegemônica, tendo como parâmetro as demandas reais e concretas dos movimentos de luta.
 
 
Assim, contribuímos e queremos potencializar nosso apoio às assessorias populares: a jurídica, a política e a de formação. Nossos princípios são a pesquisa-ação, a educação popular, o trabalho coletivo e o protagonismo estudantil e dos movimentos sociais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário