Mulher e participação política, este é o tema de uma roda de conversa que acontece nesta quarta-feira, 12, às 19h, no hall da Biblioteca da Universidade Federal do Tocantins, em Palmas. A atividade é organizada pelo coletivo feminista do Comitê Estadual do Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Política, em alusão ao 8 de Março, Dia Internacional de Lutas da Mulheres.
A atividade inicia às 19 horas, com debate sobre o histórico do Dia 8 de Março, a participação das mulheres na política e construção do plebiscito popular por uma constituinte. Alunos do curso de Comunicação Social, da disciplina de Comunicação Comparada, ministrada pela professora Dra. Cynthia Mara Miranda, também participam da atividade.
A roda de conversa tem como objetivo levar para a Universidade uma reflexão sobre a sub-representação da mulher na política brasileira e a urgente necessidade de construção coletiva da campanha do Plebiscito Popular por uma nova Constituinte. A consulta ao povo brasileiro acontece entre os dias 1º a 7 de setembro com a seguinte pergunta: “Você é a favor de uma constituinte exclusiva e soberana sobre o sistema político?”.
No Tocantins, o Plebiscito tem sido construído por meio de um Comitê Estadual, aberto a participações, formado por movimentos sociais, organizações sindicais e da sociedade civil organizada. O coletivo feminista do Comitê é, atualmente, formado pelo Grupo Feminista Dina Guerrilheira, Marcha Mundial das Mulheres e IPDMS – Instituto de Pesquisa, Direitos e Movimentos Sociais.
Flávia Quirino
Nenhum comentário:
Postar um comentário